Este site utiliza cookies . Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Para mais informações consulte a nossa Política de Cookies. Fechar
Menu Lateral
  • Duração150.0 horas
Objectivo Geral

Reconhecer os processos envolvidos na combustão e na transferência de calor.
Identificar as condições de ignição do combustível e as fases de desenvolvimento do fogo.
Reconhecer as caraterísticas estruturais do combustível florestal e compreender a sua influência no comportamento do fogo.
Explicar a interação entre os fatores meteorológicos e topográficos na propagação do fogo
Reconhecer os efeitos diretos e indiretos da prática do fogo controlado e a relação com os fatores ambientais. Identificar o processo de planeamento estratégico e operacional do fogo controlado. Distinguir severidade e intensidade da queima. Identificar os processos operacionais da preparação e execução de uma queima. Aplicar técnicas de controlo e condução do fogo, sob supervisão. Identificar os impactes do fogo no solo e os fatores que os determinam.Reconhecer os processos envolvidos na combustão e na transferência de calor.
Identificar as condições de ignição do combustível e as fases de desenvolvimento do fogo.
Reconhecer as caraterísticas estruturais do combustível florestal e compreender a sua influência no comportamento do fogo.
Explicar a interação entre os fatores meteorológicos e topográficos na propagação do fogo
Reconhecer os impactes do fogo no solo, na vegetação, na qualidade do ar e nas populações.

Objectivos Específicos

Causas dos incêndios rurais; Intervenção humana Naturais;
Fatores que intervêm na propagação de incêndios rurais; Vegetação;; Topografia ;Fatores, climatéricos, Outros.Prevenção de incêndios rurais; Gestão de combustíveis;
Importância de pontos de água no combate a incêndios rurais;
Limpeza de pontos de água; Manutenção de aceiros; Criação de linhas de contenção; Abertura de caminhos; Máquinas e equipamentos utilizados, Funcionamento.
Regulação/afinação; Queima de resíduos rurais, Legislação em vigor, Procedimentos, Vigilância dos espaços rurais, Tipos de vigilância, Deteção e comunicação de focos de incêndio às autoridades competentes, Boas práticas de higiene e segurança.
Conteúdos enquadramento legal do uso do fogo controlado Objetivos para o uso do fogo controlado Prescrição do fogo controlado Flexível meteorologia Específica - topografia Preparação da área a intervir – faixas de contenção Informação à população rural e agentes de proteção civil Equipamento de proteção individual Plano de fogo controlado Objetivo do tratamento Organização do grupo de queima. Mapa da unidade de queima. Equipamento a utilizar, Caraterísticas físicas e biológicas da unidade de queima, Variáveis meteorológicas, Técnica e padrão de ignição, Meios de contenção disponíveis, Pontos sensíveis, O perímetro do fogo controlado, Desenvolvimento e propagação do fogo, velocidade de propagação, Dimensão da chama Intensidade de propagação, Condução do fogo, Utilização de técnica de rescaldo,
Relação entre a intensidade do fogo e os seus efeitos, Recuperação da vegetação, Prática de técnicas, Procedimentos de segurança.
Probabilidade de ignição de material combustível, Fatores que contribuem para a propagação do fogo, Radiação, Condução, Convecção. O perímetro do fogo,
Fases de crescimento do fogo
Parâmetros básicos que determinam o comportamento do fogo
Velocidade de propagação
Dimensão da chama
Intensidade de frente
Energia libertada
Dificuldade de supressão
Relação entre o comportamento do fogo e efeitos do fogo
Tipo de combustíveis
Herbáceos, arbustivos, folhada, resíduos de exploração ou de operações agrícolas e silvícolas
Carga ou quantidade de combustível disponível
Tamanho, forma e compactação
Continuidade horizontal e vertical
Propriedades químicas
Humidade dos combustíveis vivos e mortos
Meteorologia
Humidade relativa do ar
Temperatura
Vento
Precipitação
Indicadores meteorológicos – FWI e sub-índices
Efeito da atmosfera nos incêndios e análise de colunas de incêndios
Topografia
Exposição
Declive
Altitude
Impactes do fogo no solo, na vegetação, na qualidade do ar e na população
Processos erosivos do solo
Dano, mortalidade e recuperação da vegetação
Redução da qualidade do ar e existência de fumos
Estabelecimento de relações empáticas e estabilização emocional com a população envolvida
Técnicas de extinção de incêndios florestais e rurais
Agentes extintores – tipologia
Prática de técnicas e procedimentos de segurança

Metodologia

Organização de sessões teórico-práticas de acordo com metodologias expositivas, através da apresentação dos conteúdos e temáticas.
Nas diversas sessões a metodologia activa será desenvolvida através da aplicação de propostas de trabalho que permitam a análise e reflexão de estudos de casos, Brainstorming’s e Role Play’s de forma a potenciar a aprendizagem pela utilização prática da linguagem.