Este site utiliza cookies . Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Para mais informações consulte a nossa Política de Cookies. Fechar
Menu Lateral
  • Duração200.0 horas
Objectivo Geral

Os formandos devem reconhecer as principais características do setor agrícola, as suas atividades e os sistemas culturais dominantes nas regiões. Devem saber caracterizar os elementos essenciais da Política Agrícola Comum (PAC) e identificar as principais técnicas de produção agrícola e o seu impacto ambiental, dentro dos parâmetros da produção biológica, integrada e sustentável.

Objectivos Específicos

Reconhecer as principais características do setor agrícola, as suas atividades e os sistemas culturais dominantes nas regiões. Identificar o enquadramento institucional do setor e das explorações agrícolas. Identificar a legislação aplicável ao trabalho agrícola. Identificar os procedimentos a efetuar para ser reconhecido profissionalmente nos sistemas de segurança social, fiscal e do trabalho. Identificar os principais riscos e as normas de segurança, higiene e saúde no trabalho agrícola. Caracterizar os elementos essenciais da Política Agrícola Comum(PAC). Identificar os principais instrumentos de apoio á agricultura e ao desenvolvimento rural. Reconhecer as tendências de evolução da Política Agrícola Comum(PAC). Identificar os principais instrumentos de ordenamento do território e as suas condicionantes á atividade agrícola. Reconhecer a relação entre o solo, o clima e as plantas e os condicionalismos que determinam a produção agrícola. Identificar os elementos constituintes de um solo e os fatores de influência na sua produtividade e preservação. Identificar os fatores do clima e a sua influência na agricultura. Caracterizar o método de Proteção Integrada. Caracterizar o Modo de Produção Integrada. Caracterizar o Modo de Produção Biológico. Identificar o código de boas práticas agrícolas. Proceder á correção e fertilização do solo conduzindo, operando, regulando e afinando máquinas e equipamentos agrícolas de acordo com o trabalho pretendido. Efectuar a manutenção das máquinas de distribuição de corretivos e de fertilizantes orgânicos e químicos.

Metodologia

Organização de sessões teórico-práticas de acordo com metodologias expositivas, através da apresentação dos conteúdos e temáticas.
Nas diversas sessões a metodologia activa será desenvolvida através da aplicação de propostas de trabalho que permitam a análise e reflexão de estudos de casos, Brainstorming’s e Role Play’s de forma a potenciar a aprendizagem pela utilização prática da linguagem.

Conteúdos Programáticos

6275; 6276; 6277; 6278; 6280; 6366; 2859

Destinatários

Médicos Dentistas