Este site utiliza cookies . Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Para mais informações consulte a nossa Política de Cookies. Fechar
Menu Lateral
  • Duração200.0 horas
Condições de Inscrição

Estar desempregado à pelo menos 12 meses ou ter escolaridades inferior ao 12º ano.

Objectivo Geral

Plano de negócio – criação de pequenos e médios negócios; Desenvolvimento pessoal e técnicas de procura de emprego; Comunicação assertiva e técnicas de procura de emprego; Competências empreendedoras e técnicas de procura de emprego; Gestão da empresa agrícola; Boas práticas agrícolas e condicionalidade.

Objectivos Específicos

Identificar os principais métodos e técnicas de gestão do tempo e do trabalho. Identificar fatores de êxito e de falência, pontos fortes e fracos de um negócio.
Elaborar um plano de ação para a apresentação do projeto de negócio a desenvolver. Elaborar um orçamento para apoio à apresentação de um projeto com viabilidade económica/financeira. Reconhecer a estratégia geral e comercial de uma empresa. Reconhecer a estratégia de I&D de uma empresa. Reconhecer os tipos de financiamento e os produtos financeiros. Elaborar um plano de marketing, de acordo com a estratégia definida. Elaborar um plano de negócio.
Definir os conceitos de competência, transferibilidade e contextos de aprendizagem. Identificar competências adquiridas ao longo da vida.Explicar a importância da adoção de uma atitude empreendedora como estratégia de empregabilidade.Identificar as competências transversais valorizadas pelos empregadores.
Reconhecer a importância das principais competências de desenvolvimento pessoal na procura e manutenção do emprego.Identificar e descrever as diversas oportunidades de inserção no mercado e respetivos apoios, em particular as Medidas Ativas de Emprego.Aplicar as regras de elaboração de um curriculum vitae.Identificar e selecionar anúncios de emprego.Reconhecer a importância das candidaturas espontâneas.Identificar e adequar os comportamentos e atitudes numa entrevista de emprego.Explicar o conceito de assertividade.Identificar e desenvolver tipos de comportamento assertivo.Aplicar técnicas de assertividade em contexto socioprofissional.Reconhecer as formas de conflito na relação interpessoal.Definir o conceito de inteligência emocional.Identificar e descrever as diversas oportunidades de inserção no mercado e respetivos apoios, em particular as Medidas Ativas de Emprego.Aplicar as principais estratégias de procura de emprego.
Aplicar as regras de elaboração de um curriculum vitae.Identificar e selecionar anúncios de emprego.Reconhecer a importância das candidaturas espontâneas.
Identificar e adequar os comportamentos e atitudes numa entrevista de emprego.Definir o conceito de empreendedorismo.Identificar as vantagens e os riscos de ser empreendedor.Identificar o perfil do empreendedor.Reconhecer a ideia de negócio.Definir as fases de um projeto.Identificar e descrever as diversas oportunidades de inserção no mercado e respetivos apoios, em particular as Medidas Ativas de Emprego.Aplicar as principais estratégias de procura de emprego.Aplicar as regras de elaboração de um curriculum vitae.Identificar e selecionar anúncios de emprego.Reconhecer a importância das candidaturas espontâneas.Identificar e adequar os comportamentos e atitudes numa entrevista de emprego.Distinguir as diferentes fases do ciclo de gestão.Caracterizar a empresa agrícola, os fatores de produção e os sistemas de custos a utilizar na gestão.Aplicar técnicas simplificadas de cálculo e orçamentação, como instrumentos de planeamento e controlo de gestão simplificados.Identificar as obrigações básicas dos agricultores em matéria de ambiente, saúde pública, fitossanidade, saúde e bem-estar dos animais e de boas condições agrícolas e ambientais.Integrar as medidas necessárias para cumprir os requisitos legais de gestão no plano de exploração de uma empresa agrícola.

Metodologia

Organização de sessões teórico-práticas de acordo com metodologias expositivas, através da apresentação dos conteúdos e temáticas.
Nas diversas sessões a metodologia activa será desenvolvida através da aplicação de propostas de trabalho que permitam a análise e reflexão de estudos de casos, Brainstorming’s e Role Play’s de forma a potenciar a aprendizagem pela utilização prática da linguagem.

Conteúdos Programáticos

7855; 8598; 8599; 8600; 6364; 6368.