Este site utiliza cookies . Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Para mais informações consulte a nossa Política de Cookies. Fechar
Menu Lateral
  • Duração200.0 horas
Condições de Inscrição

Desempregado de longa duração ou escolaridade inferior ao ensino secundário.

Objectivo Geral

O formando no final da ação de formação deverá ser capaz de : Reconhecer a importância da floresta em Portugal; Identificar riscos no trabalho florestal; reconhecer morfologicamente a constituição da planta e as suas funções; Proceder à correção e fertilização do solo e fectuar a manutenção das máquinas de distribuição de corretivos e de fertilizantes orgânicos e químicos.

Objectivos Específicos

Reconhecer a importância da floresta em Portugal, pelas funções desempenhadas, pelas atividades dominantes nas regiões, os sistemas de exploração, as perspetivas futuras e os modelos de organização do setor.
Identificar morfologicamente a constituição da planta, as principais funções fisiológicas de cada órgão e interpretar a sua relação com uma produção eficaz.
Reconhecer os tipos de solo, os seus principais constituintes, os fatores do clima e a sua influência nas espécies florestais (ecofisologia), tendo em vista a planificação das várias operações culturais.
Identificar os principais riscos no trabalho florestal.
Reconhecer a legislação relativa à segurança e saúde no trabalho florestal.
Utilizar os equipamentos de proteção individual (EPI) nas diferentes operações e atividades florestais.
Aplicar as normas de segurança e saúde na execução dos trabalhos florestais.
Proceder à manutenção das infra-estruturas e dos povoamentos florestais.
Proceder à correção e fertilização do solo conduzindo, operando, regulando e afinando máquinas e equipamentos agrícolas e alimentando-os com os produtos necessários, de acordo com o trabalho pretendido.
Efectuar a manutenção das máquinas de distribuição de corretivos e de fertilizantes orgânicos e químicos.

Metodologia

Organização de sessões teórico-práticas de acordo com metodologias expositivas, através da apresentação dos conteúdos e temáticas.
Nas diversas sessões a metodologia activa será desenvolvida através da aplicação de propostas de trabalho que permitam a análise e reflexão de estudos de casos, Brainstorming’s e Role Play’s de forma a potenciar a aprendizagem pela utilização prática da linguagem.

Conteúdos Programáticos

3108 - Caracterização da floresta portuguesa
3114 - Botânica e fisiologia vegetal
3113 - Fatores edafoclimáticos e floresta
2859 - Processos e métodos de correção/fertilização do solo
3112 - Manutenção de espaços florestais e silvicultura preventiva
8354 - Segurança e saúde no trabalho florestal