Manifestar interesse

Informação sobre o curso

  • Duração200.0 horas
  • Condições de Inscrição

    Desempregados à mais de um ano ou escolaridade inferior ao ensino secundário.

  • Objectivo Geral

    Os formandos no final da formação deverão ser capazes de reconhecer os métodos de cultura biológica, características das culturas hortícolas e do tabaco. Deverão ainda estar cientes da importência da segurança no trabalho em condiçoes de epidemia.

  • Objectivos Específicos

    Identificar os princípios do modo de produção biológico.
    Reconhecer as técnicas aplicadas no modo de produção biológico.
    Executar as operações culturais de preparação, manutenção e fertilização do solo, proteção das plantas, rega e colheita, segundo os princípios do modo de produção biológico.
    Executar as operações de maneio alimentar, sanidade, bem-estar animal e de produção, segundo os princípios do modo de produção biológico.
    Reconhecer as normas de controlo e de certificação.
    Efetuar as operações inerentes à instalação, manutenção, condução e colheita de culturas hortícolas da família das Cucurbitáceas, segundo os princípios de Proteção Integrada
    Efetuar as operações inerentes à instalação, manutenção, condução e colheita de culturas hortícolas da família das Brassicáceas, segundo os princípios de Proteção Integrada.
    Efetuar as operações inerentes à instalação, manutenção, condução e colheita da cultura do Tabaco, segundo os princípios de Proteção Integrada.
    Identificar o papel e funções do responsável na empresa/organização pelo apoio aos Serviços de Segurança e Saúde no Trabalho na gestão de riscos profissionais em situações de epidemias/pandemias no local de trabalho.
    Reconhecer a importância das diretrizes internacionais, nacionais e regionais no quadro da prevenção e mitigação de epidemias/pandemias no local de trabalho e a necessidade do seu cumprimento legal.
    Apoiar os Serviços de Segurança e Saúde no Trabalho na implementação do Plano de Contingência da organização/empresa, em articulação com as entidades e estruturas envolvidas e de acordo com o respetivo protocolo interno, assegurando a sua atualização e implementação.
    Apoiar na gestão das medidas de prevenção e proteção dos trabalhadores, clientes e/ou fornecedores, garantindo o seu cumprimento em todas as fases de implementação do Plano de Contingência, designadamente na reabertura das atividades económicas.

  • Metodologia

    Organização de sessões teórico-práticas de acordo com metodologias expositivas, através da apresentação dos conteúdos e temáticas.
    Nas diversas sessões a metodologia activa será desenvolvida através da aplicação de propostas de trabalho que permitam a análise e reflexão de estudos de casos, Brainstorming’s e Role Play’s de forma a potenciar a aprendizagem pela utilização prática da linguagem.

  • Conteúdos Programáticos

    6290 - Modo de produção biológico
    6299 - Cultura de hortícolas comestíveis Família das Cucurbitáceas (abóbora, aboborinha/ courgette, melancia, melão, pepino)
    6304 - Cultura de hortícolas comestíveis Família das Brassicáceas (agrião, couves, mizuna, mostarda vermelha, nabo rabanete, rúcula)
    6308 – Cultura de Tabaco
    10746 - Segurança e Saúde no Trabalho – situações epidémicas/pandémicas

Manifestar interesse