Este site utiliza cookies . Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Para mais informações consulte a nossa Política de Cookies. Fechar
Menu Lateral
  • Duração200.0 horas
Condições de Inscrição

Desempregados à mais de um ano ou escolaridade inferior ao ensino secundário.

Objectivo Geral

Os formandos no final da formação deverão ser capazes de reconhecer os métodos de cultura biológica, características das culturas hortícolas e do tabaco. Deverão ainda estar cientes da importência da segurança no trabalho em condiçoes de epidemia.

Objectivos Específicos

Identificar os princípios do modo de produção biológico.
Reconhecer as técnicas aplicadas no modo de produção biológico.
Executar as operações culturais de preparação, manutenção e fertilização do solo, proteção das plantas, rega e colheita, segundo os princípios do modo de produção biológico.
Executar as operações de maneio alimentar, sanidade, bem-estar animal e de produção, segundo os princípios do modo de produção biológico.
Reconhecer as normas de controlo e de certificação.
Efetuar as operações inerentes à instalação, manutenção, condução e colheita de culturas hortícolas da família das Cucurbitáceas, segundo os princípios de Proteção Integrada
Efetuar as operações inerentes à instalação, manutenção, condução e colheita de culturas hortícolas da família das Brassicáceas, segundo os princípios de Proteção Integrada.
Efetuar as operações inerentes à instalação, manutenção, condução e colheita da cultura do Tabaco, segundo os princípios de Proteção Integrada.
Identificar o papel e funções do responsável na empresa/organização pelo apoio aos Serviços de Segurança e Saúde no Trabalho na gestão de riscos profissionais em situações de epidemias/pandemias no local de trabalho.
Reconhecer a importância das diretrizes internacionais, nacionais e regionais no quadro da prevenção e mitigação de epidemias/pandemias no local de trabalho e a necessidade do seu cumprimento legal.
Apoiar os Serviços de Segurança e Saúde no Trabalho na implementação do Plano de Contingência da organização/empresa, em articulação com as entidades e estruturas envolvidas e de acordo com o respetivo protocolo interno, assegurando a sua atualização e implementação.
Apoiar na gestão das medidas de prevenção e proteção dos trabalhadores, clientes e/ou fornecedores, garantindo o seu cumprimento em todas as fases de implementação do Plano de Contingência, designadamente na reabertura das atividades económicas.

Metodologia

Organização de sessões teórico-práticas de acordo com metodologias expositivas, através da apresentação dos conteúdos e temáticas.
Nas diversas sessões a metodologia activa será desenvolvida através da aplicação de propostas de trabalho que permitam a análise e reflexão de estudos de casos, Brainstorming’s e Role Play’s de forma a potenciar a aprendizagem pela utilização prática da linguagem.

Conteúdos Programáticos

6290 - Modo de produção biológico
6299 - Cultura de hortícolas comestíveis Família das Cucurbitáceas (abóbora, aboborinha/ courgette, melancia, melão, pepino)
6304 - Cultura de hortícolas comestíveis Família das Brassicáceas (agrião, couves, mizuna, mostarda vermelha, nabo rabanete, rúcula)
6308 – Cultura de Tabaco
10746 - Segurança e Saúde no Trabalho – situações epidémicas/pandémicas