Este site utiliza cookies . Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Para mais informações consulte a nossa Política de Cookies. Fechar
Menu Lateral
  • Duração200.0 horas
Condições de Inscrição

Desempregado de longa duração ou Escolaridade inferior ao 12º ano.

Objectivo Geral

Os formandos no final da formação deverão ser capazes de identificar as metodologias de gestão de espaços florestais, as suas principais características e quais os cuidados a ter em espaço florestal.

Objectivos Específicos

Efetuar medições florestais, nomeadamente cálculo de áreas, volumes, leitura e interpretação de cartas topográficas.
Registar os dados relativos às operações efetuadas, tendo em vista o controlo dos elementos técnicos e contabilísticos.
Realizar tarefas de prevenção contra incêndios nos espaços florestais.
Proceder à mobilização do terreno para a instalação das espécies florestais, operando e regulando máquinas agrícolas e equipamentos adequados às atividades a realizar.
Identificar os processos de regeneração de povoamentos florestais e os fatores que influenciam a sua utilização.
Reconhecer e avaliar as condições associadas ao aproveitamento da regeneração natural.
Reconhecer e avaliar a aplicação dos principais métodos e operações de preparação de terreno em função das características da área a intervir.
Reconhecer e avaliar as condições de aplicação para o sucesso da plantação e da sementeira.
Reconhecer o regime jurídico aplicável às ações de arborização ou rearborização (RJAAR).
Identificar o papel e funções do responsável na empresa/organização pelo apoio aos Serviços de Segurança e Saúde no Trabalho na gestão de riscos profissionais em situações de epidemias/pandemias no local de trabalho.
Reconhecer a importância das diretrizes internacionais, nacionais e regionais no quadro da prevenção e mitigação de epidemias/pandemias no local de trabalho e a necessidade do seu cumprimento legal.
Apoiar os Serviços de Segurança e Saúde no Trabalho na implementação do Plano de Contingência da organização/empresa, em articulação com as entidades e estruturas envolvidas e de acordo com o respetivo protocolo interno, assegurando a sua atualização e implementação.
Apoiar na gestão das medidas de prevenção e proteção dos trabalhadores, clientes e/ou fornecedores, garantindo o seu cumprimento em todas as fases de implementação do Plano de Contingência, designadamente na reabertura das atividades económicas.

Metodologia

Organização de sessões teórico-práticas de acordo com metodologias expositivas, através da apresentação dos conteúdos e temáticas.
Nas diversas sessões a metodologia activa será desenvolvida através da aplicação de propostas de trabalho que permitam a análise e reflexão de estudos de casos, Brainstorming’s e Role Play’s de forma a potenciar a aprendizagem pela utilização prática da linguagem.

Conteúdos Programáticos

3116 - Operações de mobilização do terreno para instalação de povoamentos florestais
3122 - Regeneração e Instalação de povoamentos florestais
3127 - Prevenção de incêndios florestais
3119 - Agrimensura, medições florestais e registos de dados
10746 - Segurança e Saúde no Trabalho – situações epidémicas/pandémicas