Este site utiliza cookies . Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Para mais informações consulte a nossa Política de Cookies. Fechar
Menu Lateral
  • Duração200.0 horas
Condições de Inscrição

Desempregado de longa duração ou escolaridade inferior ao 12º ano de Escolaridade.

Objectivo Geral

Os formandos no final da açao devem ser capazes de identificar as principais espécies e características da floresta portuguesa. Devem ainda ser capazes de trabalhar em consonâncias com as principais características vegetais e do solo bem como executar todos os processos em segurança.

Objectivos Específicos

Reconhecer a importância da floresta em Portugal, pelas funções desempenhadas, pelas atividades dominantes nas regiões, os sistemas de exploração, as perspetivas futuras e os modelos de organização do setor.
Reconhecer os tipos de solo, os seus principais constituintes, os fatores do clima e a sua influência nas espécies florestais (ecofisologia), tendo em vista a planificação das várias operações culturais.
Identificar os principais riscos no trabalho florestal.
Reconhecer a legislação relativa à segurança e saúde no trabalho florestal.
Utilizar os equipamentos de proteção individual (EPI) nas diferentes operações e atividades florestais.
Aplicar as normas de segurança e saúde na execução dos trabalhos florestais.
Identificar morfologicamente a constituição da planta, as principais funções fisiológicas de cada órgão e interpretar a sua relação com uma produção eficaz.
Reconhecer os principais riscos e aplicar as normas e as boas práticas de proteção e melhoria do ambiente no trabalho florestal.
Identificar os principais fatores bióticos e abióticos e reconhecer os seus efeitos nocivos.
Efectuar os diferentes tipos de poda (formação, manutenção e sanitária) e desbastes, de acordo com os sistemas de condução escolhidos, o estado de desenvolvimento e sanidade das espécies.

Metodologia

Organização de sessões teórico-práticas de acordo com metodologias expositivas, através da apresentação dos conteúdos e temáticas.
Nas diversas sessões a metodologia activa será desenvolvida através da aplicação de propostas de trabalho que permitam a análise e reflexão de estudos de casos, Brainstorming’s e Role Play’s de forma a potenciar a aprendizagem pela utilização prática da linguagem.

Conteúdos Programáticos

3108 - Caracterização da floresta portuguesa
3114 - Botânica e fisiologia vegetal
3113 - Fatores edafo-climáticos e floresta
3115 - Fatores bióticos e abióticos nocivos aos povoamentos florestais
3128 - Podas e desbastes
3120 - Normas de proteção e melhoria do ambiente no trabalho florestal
8354 - Segurança e saúde no trabalho florestal