Este site utiliza cookies . Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Para mais informações consulte a nossa Política de Cookies. Fechar
Menu Lateral
  • Duração200.0 horas
Objectivo Geral

Efectuar as operações inerentes à instalação, manutenção e colheita da cultura de linho têxtil, Caracterizar economicamente a empresa agrícola, Realizar a contabilidade de uma empresa agrícola através do preenchimento dos cadernos da RICA (Rede de Informação de Contabilidade Agrícola), Identificar o ciclo de vida dos projetos de investimento, Identificar o papel e funções do responsável na empresa/organização pelo apoio aos Serviços de Segurança e Saúde no Trabalho na gestão de riscos profissionais em situações de epidemias/pandemias no local de trabalho. Reconhecer o enquadramento legal, as modalidades de teletrabalho e o seu impacto para a organização e trabalhadores/as.

Objectivos Específicos

* Linho - Evolução histórica, importância económica e regiões de maior produção, Principais países produtores e consumidores,Utilização do linho têxtil e subprodutos; Botânica e fisiologia das plantas; Exigências edafoclimáticas; Características das culturas e variedades utilizadas; Rotações, sucessões e afolhamentos; Implantação do linhar; Época de sementeira; Escolha e preparação do terreno; Fertilização de fundo; Sementeira; Proteção da cultura; Condução do linhar; Adubação de cobertura; Proteção da cultura; Rega; Arranque, ripagem e maceração do linho; Época de colheita e arranque; Ripagem e maceração; Extracção das fibras de linho; Maçagem; Espadelagem; Cultura do linho segundo os princípios da Proteção Integrada; Boas práticas de segurança, higiene e saúde no trabalho agrícola.
* Empresa agrícola - Definição; Tipos; Formas de exploração; Modalidades de empresa; Conceito de contabilidade; Princípios básicos de economia agrícola; Recursos – escassez e optimização; Factores de produção; Estrutura, funcionamento e resultados da empresa; Relações económicas e institucionais da empresa e documentação técnica e comercial; Contabilidade da empresa agrícola; Fiscalidade agrícola; Imposto sobre o valor acrescentado (IVA); Imposto sobre o rendimento de pessoas singulares e coletivas (IRS e IRC); Imposto municipal sobre imóveis (IMI).
* Contabilidade Agrícola - Noções básicas de contabilidade – conceito de balanço, inventário, avaliação dos bens, depreciação e investimentos; Conta de exploração; Custos variáveis e custos fixos; Despesas e receitas eventuais/extraordinárias; Margem bruta e margem líquida; Tipos de contabilidade agrícola; Cadernos de contabilidade agrícola simplificada (RICA – Rede de Informação de Contabilidade Agrícola); Modelo I (Inventário de bens imobilizados e empréstimos); Modelo II (Registos diários e apuramento de resultados); Utilização da contabilidade para a gestão da empresa; Tratamento e análise de informação; Indicadores de gestão; Gestão da estrutura produtiva.
* Conceito e classificação de projetos agrícolas; Ciclo de vida dos projetos agrícolas; Óticas de avaliação dos projetos; Critérios de avaliação de projetos agrícolas; Elementos de base para a avaliação de projetos agrícolas na ótica empresarial; Análise de investimentos agrícolas com base em orçamentos parciais; Análise de investimentos com base em orçamentos anuais; Análise de investimentos agrícolas com base em orçamentos plurianuais.
* Papel do responsável pelo apoio aos Serviços de Segurança e Saúde no Trabalho na gestão de riscos profissionais em cenários de exceção; Plano de Contingência; Avaliação de riscos; Controlo de riscos – medidas de prevenção e proteção; Revisão do Plano de Contingência, adaptação das medidas e verificação das ações de melhoria; Manual de Reabertura das atividades económicas.
* Competências do/a teletrabalhador/a; Pessoas, produtividade e bem-estar em contexto de teletrabalho; Gestão da distância; Desempenho profissional em regime de teletrabalho; Gestão do isolamento.





Metodologia

Organização de sessões teórico-práticas de acordo com metodologias expositivas, através da apresentação dos conteúdos e temáticas.
Nas diversas sessões a metodologia activa será desenvolvida através da aplicação de propostas de trabalho que permitam a análise e reflexão de estudos de casos, Brainstorming’s e Role Play’s de forma a potenciar a aprendizagem pela utilização prática da linguagem.

Conteúdos Programáticos

Cultura de linho têxtil, Empresa agrícola - economia e fiscalidade, Contabilidade agrícola simplificada, Análise de investimentos agrícolas, Segurança e Saúde no Trabalho – situações epidémicas/pandémicas, Teletrabalho