Este site utiliza cookies . Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Para mais informações consulte a nossa Política de Cookies. Fechar
Menu Lateral
  • Duração200.0 horas
Condições de Inscrição

Desempregados de longa duração ou Escolaridade inferior ao 12º ano.

Objectivo Geral

Preparar e informar os formandos dos tipos de jardins, desde condições climatéricas até ao estilo de jardins.

Objectivos Específicos

Identificar os principais órgãos das plantas, Caracterizar as funções vitais das plantas, Classificar as hormonas vegetais.
Identificar espécies ornamentais utilizadas em jardins, Classificar espécies ornamentais de acordo com critérios botânicos, Elaborar inventário de plantas de jardim, de acordo com a sua utilização, Elaborar herbário.
Descrever as características e as exigências edafo-climáticas das plantas ornamentais mais utilizadas.
Proceder à sachagem e monda de placas ajardinadas e à execução de retanchas em canteiros e outras placas ajardinadas, Reconhecer a importância do aproveitamento de detritos vegetais para a preparação de composto/terriço - Proceder à limpeza dos jardins, tanques, lagos, jogos de água, etc..
Efectuar manualmente, arranjos complementares, utilizando equipamento/utensílios adequados.
Identificar os principais estilos de jardins.
Caracterizar as atividades agrícolas dominantes na âmbito dos espaços verdes, Identificar os riscos e aplicar as normas/legislação no âmbito dos espaços verdes, ambiente, segurança, higiene e saúde, O exercício da atividade profissional (direitos e deveres).
Organização de sessões teórico-práticas de acordo com metodologias expositivas, através da apresentação dos conteúdos e temáticas. Nas diversas sessões a metodologia activa será desenvolvida através da aplicação de propostas de trabalho que permitam a análise e reflexão de estudos de casos, Brainstorming’s e Role Play’s de forma a potenciar a aprendizagem pela utilização prática da linguagem.

Metodologia

Organização de sessões teórico-práticas de acordo com metodologias expositivas, através da apresentação dos conteúdos e temáticas.
Nas diversas sessões a metodologia activa será desenvolvida através da aplicação de propostas de trabalho que permitam a análise e reflexão de estudos de casos, Brainstorming’s e Role Play’s de forma a potenciar a aprendizagem pela utilização prática da linguagem.

Conteúdos Programáticos

Morfologia Vegetal, Botânica, Factores edafo-climáticos, manutenção de jardins, preparação de solos para jardins, estilos de jardins, actividade profissional - espaços verdes