Este site utiliza cookies . Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Para mais informações consulte a nossa Política de Cookies. Fechar
Menu Lateral
  • Duração200.0 horas
Objectivo Geral

No final da formação os formandos devem ser capazes de reconhecer a potencialidade económica da fauna bem como a sua gestão. Também devem ser capazes de realizar o abate de arvoredo em segurança.

Objectivos Específicos

Realizar a contabilidade duma empresa florestal; Reconhecer a existência de uma flora arbustiva, subarbustiva e herbácea com potencialidades de grande valor económico, que poderão ser encaradas como atividades de uso múltiplo das floresta; Gerir este tipo de flora de acordo com os estratos arbóreos superiores e com a fauna existente; Demonstrar as potencialidades silvopastoris do país, quer a Norte nos planaltos montanhosos, quer a Sul nos grandes montados de sobro e azinho; Planear e organizar o trabalho atendendo às normas de segurança e saúde no trabalho e de proteção ambiental, cumprindo as instruções de trabalho e o plano de exploração; Realizar o reconhecimento prévio da área a intervencionar; Acautelar as condições necessárias à realização de um abate seguro, efetuando as operações necessárias à sua preparação; Conhecer os possíveis riscos e procedimentos técnicos associados ao abate de árvores.

Metodologia

Organização de sessões teórico-práticas de acordo com metodologias expositivas, através da apresentação dos conteúdos e temáticas.
Nas diversas sessões a metodologia activa será desenvolvida através da aplicação de propostas de trabalho que permitam a análise e reflexão de estudos de casos, Brainstorming’s e Role Play’s de forma a potenciar a aprendizagem pela utilização prática da linguagem.

Conteúdos Programáticos

3149-Cadernos de contabilidade florestal; 4429-Arbustos e herbáceas; 4430-Silvopastorícia; 4546-Operações preparatórias para abate de arvoredo; 4553-Abate de árvores em situação difícil.